FILMES E MUSICAS? UNIÃO PERFEITA!

FILMES E MUSICAS? UNIÃO PERFEITA!
                               Uma carta sobre trilhas sonoras de filmes que me marcaram

Nesse meu primeiro texto no blog vou falar para vocês sobre trilhas sonoras de filmes.
Sou uma cinéfila* assumida, amo sentar na minha poltrona e assistir a um bom filme. Claro gosto muito de ir ao cinema, mas confesso que assistir a um bom filme em casa, só eu e minha poltroninha, me agrada muito mais.
Todo cinéfilo tem algo da produção cinematográfica que mais chama sua atenção e mais gosta de observar nos filmes que vê, e comigo não é diferente sou daquela que ama uma boa edição de fotografia e presta uma atenção enorme na trilha sonora. Tenho filmes que as vezes nem lembro do diretor, ou o nome do ator, mas quando escuto uma música que tocou em alguma cena eu reconheço na hora.
Tive que dividir este artigo para não ficar muito longo. Então este é o primeiro de uma série que está por vir. Separei aqui trilhas sonoras de 2 filmes da sessão da tarde (porque sim, eu fui uma adolescente que via sessão da tarde todos os dias), com algumas curiosidades sobre o filme e sobre as músicas. Organizei de forma aleatória, porque amo os filmes que vou citar aqui, e, como diria Gloria Pires, “sou incapaz de opinar” ou dar uma ordem prioridade a eles rsrsrs.
No final do artigo eu deixo alguns links com as músicas para vocês ouvirem no Youtube.
Espero que gostem! Então, peguem a pipoca e boa diversão.

                                                                  Dirty Dancing 




  •       Este filme completou 30 anos em janeiro (2017). 
  •    O filme estreou no Brasil em 1987, e tem como protagonistas Baby (Jennifer Grey) e Johnny (Patrick Swayze).
  •     Grey tinha 27 anos quando fez o teste para o papel, enquanto a personagem tinha 17, mas em apenas 5 minutos de teste ela demonstrou que era totalmente capaz de interpretar uma personagem 10 anos mais nova.
  •    Essa foi a primeira produção a ultrapassar a marca de um milhão de vendas em VHS. Além de ter sido o filme mais alugado nas locadoras em 1988.
  •  Em 2004, o filme ganhou uma continuação: Dirty Dancing – Noites de Havana, que não foi tão bem recebido pelo público como o primeiro.


Agora sobre as músicas...


  •          A trilha sonora de Dirty Dancing ficou no topo da parada da Billboard por 18 semanas e vendeu 32 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
  •    Todo mundo conhece o tema da cena final do filme The Time of My Life, de Bill Medley e Jennifer Warnes. Mas curioso mesmo é a musica She’s Like the wind essa canção foi co-escrita pelo próprio Patrick Swayze e, no longa, ele a canta com Wendy Fraser (demais né?!)
  • Ainda em 1987, o filme faturou a estatueta do Oscar e ganhou o Globo de Ouro, ambos na categoria de Melhor Canção Original, por (I’ve Had) The Time of My Life.






Por isso eu digo que uma boa trilha sonora faz toda diferença em um bom filme.


                               O Diabo veste Prada 



Este é o filme que eu deveria fazer um artigo só para ele e sua trilha sonora. As músicas que tocam nele foram muito bem selecionadas para ficar marcado no ouvido do telespectador, e claro para acompanhar a história de uma forma bem elegante.  
Hoje vou falar só de duas músicas.

Mas primeiro vamos a algumas curiosidades do filme...
·        
  • O filme foi baseado no livro, de mesmo nome, escrito por Lauren Weisberg, que se tornou um best deles. Em julho de 2016 este filme fez 10 anos (sim! 10 anos!).
  •    Helen Mirren e Kim Basinger foram cogitadas para interpretar o papel de Miranda Priestly (mas com certeza ninguém faria melhor do que Meryl Streep rsrs).
  •   Gisele Bundchen aceitou participar do filme, mas impôs uma condição: ela não interpretaria uma modelo.
  •    O manuscrito que Miranda pede para Andy conseguir, custe o que custar, é o de Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo da saga do bruxo. Um dos livros usados para representar o manuscrito foi vendido num leilão por US$ 586 e a renda foi direcionada para a Dress for Success, uma organização sem fins lucrativos que ajuda mulheres desfavorecidas.
  •     Embora o filme fale de vários estilistas e grifes conhecidas, o único a fazer uma aparição foi o italiano Valentino Garavani, que desenhou um vestido preto usado por Miranda em um evento. 

Agora as musicas



  • Suddenly I See é a 9° faixa do álbum de estréia da cantora, compositora e multi-instrumentista britânica KT Tunstall intitulado: Eye to the Telescope. Lançado em Dezembro de 2004, o álbum foi muito bem recebido pelo público e críticos, ficando por 133 semanas em 3° lugar Reino Unido, vendeu algo entorno dos 4,2 milhões de cópias em todo mundo. Sunddlenly I See é a música de abertura do filme, onde aparecem uma sequência de cenas de mulheres (incluindo a protagonista) se arrumando para iniciar o dia. A junção das cenas e a música dá ao telespectador uma ambientação incrível da história que se inicia.
  • Crazy- é uma canção do cantor britanico Seal, lançada em 1991. Foi regravada pela cantora canadense Alanis Morissette.
  • A canção foi inspirada nos loucos eventos de 1989-90, em particular a queda do Muro de Berlim. O trecho "e através de um fractal num muro quebrado, vejo você, meu amigo, e toco seu rosto de novo" parece ser referência ao muro vindo abaixo. Alanis Morissette lançou a versão cover do hit para um anúncio da marca Gap de 2005 e uma versão remixada foi inclusa em seu álbum de coletâneas de 2005 “Alanis Morissette: The Collection”. A versão de Alanis foi lançada como um single que alcançou a posição 65 nas paradas do Reino Unido e a de número 3 na Itália.

Ps.: Sou suspeita para falar qualquer coisa sobre a Alanis, pois sou muito fã desta mulher!



O que tenho para dizer é que filmes marcantes geralmente vem acompanhado de uma trilha sonora marcante. Podem notar! As músicas geralmente são plano de fundo de histórias incríveis e de produções cinematográficas extraordinárias. Boa parte (se não todos) dos filmes que entram para história e viram clássicos tiveram como plano de fundo músicas que fizeram grande sucesso. E temos também casos de músicas que fizeram grande sucesso e marcaram uma geração inteira por causa de uma produção cinematográfica.

Sou do tipo que crê que artes e estilos artísticos se complementam. O artista seja ele escritor, roteirista, desenhista, musico, ou outro, se inspira e busca nas mais diversas expressões a sua inspiração (Eu mesma estou escrevendo este artigo ouvindo uma boa música). Por isso eu acredito ser tão importante a escolha musical na 7° arte, é ela quem vai complementar, que vai ser a cereja do bolo, e que vai dar o toque sofisticado na produção.

Filmes e músicas? União perfeita!



Esse foi meu primeiro artigo. Espero que tenham gostado, escrevi com todo carinho. Comentem aqui em baixo caso saibam mais alguma curiosidade sobre os filmes mencionados.

Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais e acompanhem meu blog, toda semana terá textos novos para vocês.


Fanpage: cartasdaJeji; tumblr: jejisiqueira;


Um Abraço e fiquem o os links das músicas para embalar essa véspera de Carnaval.




- The Time of My Life: https://www.youtube.com/watch?v=4BQLE_RrTSU (cena do filme: https://www.youtube.com/watch?v=WpmILPAcRQo


- She’s Like the wind: https://www.youtube.com/watch?v=lU9p1WRfA9w (cena do filme: https://www.youtube.com/watch?v=yfg97-5uhFQ)


- Suddenly I See: https://www.youtube.com/watch?v=9AEoUa0Hlso (cena do filme: https://www.youtube.com/watch?v=_5UcNqMHz4o


- Crazy: https://www.youtube.com/watch?v=KV43rJ0a5iA (cena do filme: https://www.youtube.com/watch?v=G6vxc_k4qAw)



*A cinefilia é o gosto pelo cinema e o interesse demonstrado por tudo aquilo que se relaciona com a sétima arte. Quem se interessa pelo cinema é considerado cinéfilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu