Pessoa com Deficiência Intelectual e os Desafios em meio ao isolamento social




Estamos vivendo momentos tensos de distanciamento e isolamento. 
Varias questões sociais tornaram-se publicas e com maior visibilidade: desemprego, desigualdade social, pobreza extrema, pessoas com subempregos, violência doméstica, entre outras questões que nós já sabiamos que existiam mas que de certa maneira ficavam encobertas e/ou com a correria do dia a dia não davamos visibilidade. 

Quem me conhece sabe que há uns 8 anos pesquiso e estudo as questões da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiencia, e já tem 7 anos que um dos meus focos de pesquisa são as pessoas com deficiencia intelectual (sindrome de Down, autismo entre outros). 
Coordeno a parte operacional de um Projeto de Pesquisa e Extensão que visa a inclusão de pessoas com deficiencia intelectual por meio de atividades de lazer e de Turismo, é o Projeto Turismo, Hospitalidade e Inclusão, que hoje é uma linha dentro de um grupo de pesquisa do CNPQ que estuda a Hospitalidade. 

Esse projeto é da Universidade Federal Fluminense (Niterói- RJ) em parceira com a CAEP Favo de Mel (Faetec) e do SESC-RJ. 

Nesse momento de muita reflexão nós nos perguntamos como esta sendo para as pessoas com deficiencia intelectual, principalmente para os alunos de escolas regulares e especiais, nesse momento em que todos estão vivendo o que de certa forma esse grupo já enfrentou que é o isolamento e o distanciamento social. E estou aqui para convidar a todos para debater o assunto conosco. 


Como as pessoas com deficiência Intelectual estão enfrentando esse momento de isolamento social?
Nós convidamos a professora Marcia Marin para debater conosco esse assunto em uma reunião aberta do grupo

O Evento será realizado através da plataforma Google Meet, o link será enviado para o whatsapp do participante na manhã do evento

Data: 30 de junho de 2020 (Terça feira)
Horário: 19h
*emitiremos certificado de participação


Ou posicione a camera do seu celular no QRcode abaixo:









 Professora Márcia Marin – Atualmente, professora do Curso de Pedagogia e da Especialização em Educação Especial e Inclusiva, na Faculdade Souza Marques (RJ). Professora Titular aposentada do Colégio Pedro II, escola pública federal de educação básica. Com atuação em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Formação em Pedagogia, habilitação em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado, com pesquisas em formação docente e prática docente em educação especial e processos de inclusão, pela UERJ.










Texto de Jéssica Siqueira Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu