FILMES E MUSICAS? UNIÃO PERFEITA - PARTE 2


FILMES E MUSICAS? UNIÃO PERFEITA - PARTE 2

Uma carta sobre filmes que marcaram uma geração




Continuando a série de filmes incríveis com suas músicas espetaculares hoje vou falar sobre dois clássicos um do tipo High School e outro no estilo underdog (como o filme Rock).

Confesso que os dois estilos mechem imensamente comigo. Alguns cinéfilos que conheço desprezam esses tipos de produção, eu particularmente adoro, não consigo entender o porquê algumas pessoas falam tão mal.

Mas enfim, os dois que vou falar aqui são unanimidade de adoração (pelo menos entre meus conhecidos rsrsrs). Os dois marcaram época, são sempre referenciados em outros filmes e séries, e suas músicas fizeram um sucesso enorme marcando uma geração inteira.

Então pegue a pipoca (não esqueça o guaraná ) e volte comigo aos incríveis anos 80


Karate Kid parte II




Quando vejo ou falo deste filme lembro do meu pai. Ele simplesmente adora, marcou a juventude dele, e claro foi ele quem me apresentou este filme. Raramente sequencias dão certo, no caso de Karate Kid não foi diferente. Ele teve boa repercussão, mas as críticas e a aceitação do público foram menores que o primeiro filme. Isso não quer dizer que o filme não é bom, pelo contrário, acho ele um bom filme. Mas claro não tem aquele impacto igual o primeiro filme.

Karate Kid é um filme de artes marciais e drama romântico norte-americano de 1986 do diretor John G. Avildsen, estrelado por Ralph Macchio e Noriyuki "Pat" Morita e Elisabeth Shue. É uma história underdog no molde de um sucesso anterior de Avildsen de 1976, o filme Rocky. Sequencia do filme Karate Kid, lançado em 1984, de grande sucesso e repercussão.

Sinopse: Daniel LaRusso (Ralph Macchio) viaja para Okinawa pra visitar o pai de seu mestre Miyagi (Pat Morita) que se encontra muito doente. Mas esta será uma viagem que vai levar Miyagi de volta para encarar uma longa e amarga disputa com um de seus mais ferrenhos inimigos.
Nessa viagem Daniel aprende muito a respeito da antiga tradição Japonesa e o preço da honra à medida que ele também se vê envolvido na odiosa vingança.

  • · As cenas de abertura de Karatê Kid 2, que mostram Daniel no chuveiro e o confronto no estacionamento com Kreese na verdade foram rodadas durante as filmagens de Karatê Kid (1986) e editadas na montagem final do filme. As novas cenas rodadas para Karatê Kid 2 aparecem em cena apenas após a aparição da frase "Six months later" (traduzindo, "Seis meses depois").
  • · O roteirista Robert Mark Kamen afirmou que batizou o Sr. Miyagi com esse nome em homenagem a Chōjun Miyagi, percursor do estilo de karatê Goju-ryu, que significa "estilo forte e suave".





A Canção Glory of love rendeu ao filme indicações ao Globo de ouro e ao Oscar de Melhor Canção Original
  • · Cantada pelo cantor norte-americano Peter Cetera.
  • · É a música mais conhecida do cantor

Clube dos 5 (The Breakfast Club)




Tomei conhecimento deste filme assistindo a um outro filme onde o referenciaram ("A escolha perfeita"). Lembro que pausei o filme que estava vendo, busquei na internet este filme e resolvi assistir (sim sou dessas), não me conformei que não havia assistido a esse filme _“como assim???” _, pensei, _eu conheço essa música e adoro, como nunca vi esse filme?”_

Assisti ao filme, me deliciei com a historia e claro me apaixonei pelo personagem do Judd Nelson rsrsrsrs

Sinopse: A história mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.


Algumas curiosidades do filme...

  • · Antes de acharem Judd Nelson, Nicolas Cage foi cogitado para o papel de Bender...
  • · Judd Nelson agia como o personagem e instigava o resto do elenco. Ele foi tão grosseiro com Molly Ringwald no set que quase chegou a ser demitido O que aconteceu foi que Judd incorporou o personagem, usando a técnica teatral de Stanislavski, ou ‘O Método’. 
  • · Originalmente, o título seria “A Turma do Almoço” (oi???), mas alguém da produção disse que em sua escola a turma do castigo se chamava The Breakfast e acharam melhor o título (ainda bem!)
  • · Ficava tão quente no andar de cima do set que elenco e equipe muitas vezes caíam no sono ou desmaiavam, “O Clube dos Cinco” foi filmado em um set fechado, era preciso bastante iluminação. Isso significa que a parte superior da biblioteca (onde a maior parte do elenco e equipe ficavam esperando entre as cenas) ficava com temperaturas entre 35 e 43 graus. Tiveram que contratar dois assistentes de direção a mais só para cuidar do segundo andar e manter a equipe acordada, para que não roncassem e estragassem as gravações de áudio
  • · O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes (sim! Dois dias dá para imaginar?)
  • · A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores que falasse o que quisessem.
  • · O filme tem um 89% de aprovação do site Rotten Tomatoes, com base em 53 comentários, com uma pontuação média de 7.6/10. O consenso crítico é que The Breakfast Club possui um olhar quente, perspicaz, e muito engraçado sobre a vida interna dos adolescentes. A revisão do site Metacritic deu ao filme uma média de 62% com base em 11 opiniões dos críticos.
  • · Em 2008, o filme foi escolhido pela revista Empire como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos. Do mesmo modo, o The New York Times o colocou como o seu melhor filme na lista 1000 Movies Ever. O filme também é número 1 no ranking da revista Entertainment Weekly sobre os 50 melhores filmes High School.

Agora sobre a música...




A trilha sonora de The Breakfast Club foi lançada em 1985 pela gravadora americana A&M Records. A canção "Don't You (Forget About Me)" alcançou a primeira posição da Billboard Hot 100.

Musica: "Don't You (Forget About Me)"
                                                          




É uma canção da banda escocesa Simple Minds, gravada para a trilha sonora do filme The Breakfast Club.

Lembra que no primeiro post falei que assim como alguns filmes fazem um grande sucesso por causa de sua trilha sonora, existem musicas que fizeram um grande sucesso por causa do filme que fazem parte? (se não leu o post você pode ler aqui). Então, "Don't You (Forget About Me)" é uma dessas musicas, ela foi composta para o filme por Keith Forsey and Steve Schiff. Forsey teria pedido a Bryan Ferry e Billy Idol que gravassem a canção, porém ambos se recusaram. Com a recusa de ambos, Schiff sugeriu que Forsey pedisse à banda escocesa de new wave, Simple Minds, que inicialmente recusou, porém depois veio a aceitar, após serem encorajados pela sua gravadora, A&M.

De acordo com um dos relatos da época, a banda regravou a faixa em três horas, num estado do norte de Londres. A faixa viria a se tornar a sua canção mais famosa, considerada por muitos como uma das canções que ajudaram a definir a década de 1980.

Se você é musico pense bem antes de recusar uma musica ela pode ser um grande sucesso, ou talvez seu único (piadinha irônica para não perder o habito rsrs)


Espero que tenham gostado de mais esse artigo, essa série ainda não terminou, ainda temos muita musica para curtir pela frente.


E como de costume deixo aqui em baixo os links das músicas para ouvir no youtube.


Clube dos Cinco- "Don't You (Forget About Me)"  https://www.youtube.com/watch?v=OZ-H9uMgHuM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu