A história do: Grand Theft Auto - O famoso GTA - Do 1 ao 5

Fala galera, de boa?

Vitor Siqueira novamente hahahaha




Hoje irei falar sobre uma das maiores franquias da história dos video games: O GTA!



 Essa grande franquia deu inicio no ano de 1997, com nome inicial apenas como Grand Theft Auto. Esse é um termo policial utilizado nos Estados Unidos para identificar roubos de automóveis: Grand Theft refere-se a furtos de valor elevado (maior que US$ 40,00) e Auto designa os automóveis. O nome desse crime, no Brasil, é Roubo Qualificado de Automóveis e em Portugal designa-se por carjacking.


 O jogo segue a história de um criminoso que começa sua carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos. Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
 A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis. Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que o jogador controlava policiais perseguindo criminosos. Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi adotada. Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.
 Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir a sua venda. Toda sua campanha de divulgação foi baseada na criação de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título. Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de sua jogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores. 
Vale Muito apena conhecer!

 Dois anos mais tarde, mais especificamente em 31 de março de 1999 uma segunda expansão é lançada:
Grand Theft Auto: London, 1969;
Nessa expansão, o jogo se passa em 1969 na cidade de Londres na Inglaterra;




 O nome do personagem principal é Sid Vacant, uma paródia que une Sid Vicious e a música do Sex Pistols "Pretty Vacant", e você escolherá a foto do personagem. A foto só é vista quando você completa ou falha uma missão e não afeta sua aparência ou personalidade. O jogador precisa trabalhar para os The Crisp Twins, outra paródia com The Kray Twins.
 A época é bem explorada através da cultura e história daquele momento e do local naquela data, incluindo uma aparição de James Bond sendo um esteriótipo do Cockney, além de falar como alguém de lá. Os diálogos durante o jogo incluem expressões tipicas como "Oi! Stop right there!", "You're nicked!" (under arrest, em vez da tradicional mensagem "Busted" quando você é preso) e "You're brown bread!" ("You're dead", substituindo "Wasted").
 Similar aos bônus de Grand Theft Auto 1 e 2, o jogador recebe grande quantidade de dinheiro como recompensa por executar algum membro das gangues sem parar com o carro. Essas ações quando bem sucedidas acompanham a mensagem "KEEP LONDON TIDY!" ou "QUADROPHENIA" e prêmios em dinheiro. Essa é uma referência a um álbum da banda inglesa The Who.




 O terceiro pacote de expansão foi lançado em 1999, apenas para PC. O jogo se passa oito anos antes do original(London,1969) e necessita que o original GTA esteja instalado.
 Como em Londres, de 1969, ele usa o mesmo motor de jogo como Grand Theft Auto. Como o nome indica, o jogo tem lugar em Londres no ano de 1961, oito anos antes dos acontecimentos que tiveram lugar em Londres, 1969. A definição de 1961 torna este pack mais antigo do jogo, ou um "Stories" do Grand Theft Auto cronologicamente.



Vale Muito apena conhecer!






Ainda em 1999, Grand Theft Auto 2 é lançado!





 Diferentemente dos outros títulos, Grand Theft Auto 2 é ambientado em uma metrópole num futuro próximo. Essa cidade é referida apenas como Anywhere CityO ano em que se passa a história também não é especificado, porém, no site do jornal fictício da cidade é informado que se passe no ano de 2013. No manual do jogo está escrito que o jogo se passa a "três semanas para o futuro". E, ainda, Johnny Riccaro, locutor de uma rádio do jogo, diz: "O novo milênio está chegando".
 Anywhere City consiste em três distritos: O primeiro é a área central da cidade, chamada Downtown District. É onde se concentram cassinos, hotéis, um grande hospital psiquiátrico e uma universidade. O segundo distrito é uma área residencial e chama-se Residential District. É onde fica a prisão da cidade, um estacionamento de trailers com um clube chamado Disgracelands que tem como tema Elvis Presley. (Uma referência à casa em que Elvis morou, chamada Graceland), um centro de pesquisa e uma usina hidrelétrica. O terceiro chama-se Industrial District, e, como o nome diz, é uma área industrial. Lá, existe um frigorífico ou "fábrica de carne" e um grande porto marítimo, além de um templo Krishna.

Polêmica
  As controvérsias que levaram a GTA 2, foram ainda maiores do que as provocadas por GTA: o jogo ficou muito mais violento e são destacadas várias organizações reais. Em algumas partes do mundo foi proibida a sua venda a menores de idade, e em alguns países o o jogo chegou a ser retirado do mercado. Alguns países queixaram-se a Rockstar de que o jogo promovia a violência e gangues de adesão. Algumas das alegações continuam a verificar-se até hoje.




Em Outubro de 2001 é lançado o Grand Theft Auto 3;



  É o quinto jogo da série Grand Theft Auto, e o primeiro título principal desde Grand Theft Auto 2 de 1999. Ambientado na cidade fictícia de Liberty City, baseada em Nova Iorque, o jogador controla Claude que, após ter sido deixado para morrer, fica enredado no mundo de gangues, crime e corrupção.
  O jogo é visto em uma perspectiva de terceira pessoa e a navegação pelo mundo é feita a pé ou em um veículo. O mundo aberto permite que os jogadores explorem Liberty City, que consiste de três ilhas principais.
  Desde seu lançamento, o jogo recebeu aclamação crítica, com elogios particularmente direcionados ao seu conceito e jogabilidade. Todavia, o jogo também gerou controvérsias, relacionadas à sua violência e conteúdo sexual. Grand Theft Auto III se tornou o jogo eletrônico mais vendido de 2001, vendendo mais de dezessete milhões de cópias. Considerado como um dos títulos mais importantes da sexta geração de consoles, e por muitos críticos como um dos melhores jogos de todos os tempos, recebeu vários prêmios de fim de ano, incluindo o prêmio de Jogo do Ano de diversas publicações especializadas.






Mais tarde, em 27 de outubro de 2002, é lançado Grand Theft Auto: Vice City;




  O jogo se passa na cidade ficcional de Vice City, com a história seguindo o mafioso Tommy Vercetti na construção de seu império criminal e confrontos com outras organizações criminais da cidade. O mundo abertopermite que os jogadores naveguem livremente pelas ilhas que formam a cidade.
  A jogabilidade é mostrada em uma perspectiva de terceira pessoa e o mundo pode ser atravessado a pé ou com veículos. Os jogadores controlam Tommy Vercetti, com muitas missões envolvendo tiro e direção. O enredo foi baseado em várias pessoas e eventos reais que ocorreram em Miami, como gangues cubanas e haitianas, popularização do crack e predominância musical da new wave. O jogo também foi influenciado por filmes e séries da década de 1980, incluindo Scarface e Miami Vice. Boa parte do trabalho de desenvolvimento envolveu a criação de um mundo de jogo que se encaixasse nas inspirações e período; a equipe realizou grandes pesquisas de campo em Miami com o objetivo de reproduzir a cidade dentro do jogo.
 Vice City foi aclamado pela crítica ao ser lançado, com elogios sendo direcionados particularmente para sua música, jogabilidade e projeto de mundo aberto. Ele gerou certas controvérsias sobre sua representação de violência e grupos raciais, também sendo alvos de processos judiciais e protestos por ser considerado muito violento e explícito. O título mesmo assim tornou-se o jogo mais vendido de 2002, com mais de vinte milhões de cópias.



Em 2003 foi lançado uma expansão o Double Pack;
Em 2004 foi lançado o Grand Theft Auto Game Boy Advanced, o GTA para  Game Boy:






 Ainda em 2004, foi lançado um dos maiores jogos da franquia, o Grand Theft Auto: San Andreas!



  O jogo se passa no estado ficcional de San Andreas, com a história seguindo Carl Johnson em sua luta para lidar com guerras de gangues, confrontos com policiais e as relações com sua família e amigos. O mundo aberto permite que os jogadores naveguem livremente pelas áreas rurais e urbanas de San Andreas.
  A jogabilidade é mostrada em uma perspectiva de terceira pessoa e o mundo pode ser atravessado a pé ou com veículos. Os jogadores controlam Carl Johnson, com muitas missões envolvendo tiro e direção. O enredo foi baseado em vários eventos reais que ocorreram em Los Angeles, incluindo a rivalidade entre as gangues de rua BloodsCrips e hispânicas, a epidemia do tráfego de crack, o Escândalo Rampart do Departamento de Polícia de Los Angeles e também os distúrbios de Los Angeles em 1992. A equipe de desenvolvimento realizou grandes pesquisas com o objetivo de reproduzir as diferentes cidades dentro do jogo.
O jogo se passa no estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles: San Fierro, Las Venturas e Los Santos (esta última serve de cenário para Grand Theft Auto V). Ambientado no fim de 1992, a trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangueCarl "CJ" Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios.




4 anos depois, mais especificamente em 29 de abril de 2008 é lançado o Grand Theft Auto IV, o quarto jogo da franquia;



  O jogo se passa na cidade ficcional de Liberty City, com a história um jogador seguindo o imigrante Niko Bellic e suas tentativas de fugir do passado apesar da pressão de agiotas e criminosos. O mundo aberto permite que os jogadores naveguem livremente pelas três ilhas que formam a cidade.
  A jogabilidade é mostrada em uma perspectiva de terceira pessoa e o mundo pode ser atravessado a pé ou com veículos. Os jogadores controlam Niko Bellic no modo um jogador, com muitas missões envolvendo tiro e direção. O modo multijogador permite que grupos jogadores entrem em partidas competitivas ou cooperativas em recriações do mapa um jogador. Dois pacotes de expansão foram posteriormente lançados, The Lost and Damned The Ballad of Gay Tony, ambos contendo novos enredos e protagonistas que se interconectam com a história principal de Grand Theft Auto IV.
  O desenvolvimento começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas em 2004 e foi compartilhado por algumas das subsidiárias da Rockstar. O título apresentou uma mudança para um tom mais realista e estilo mais detalhado em relação a jogos anteriores da série. Grand Theft Auto IV não teve nenhuma grande influência cinematográfica ao contrário de seus predecessores, com a equipe tentando abordá-lo como uma história original. Os desenvolvedores realizaram grandes pesquisas de campo na cidade de Nova Iorque com o objetivo de reproduzir fielmente a cidade dentro do jogo.






5 anos depois, mais precisamente em 17 de setembro de 2013, foi lançado o segundo maior jogo da franquia, Grand Theft Auto V:






  O jogo se passa no estado ficcional de San Andreas, com a história da campanha um jogador seguindo três criminosos e seus esforços para realizarem assaltos sob a pressão de uma agência governamental. O mundo aberto permite que os jogadores naveguem livremente pelas áreas rurais e urbanas de San Andreas.
  A jogabilidade é mostrada em uma perspectiva de primeira ou terceira pessoa e o mundo pode ser atravessado a pé ou com veículos. Os jogadores controlam três protagonistas e podem alternar entre eles durante e fora das missões. A história é centrada em sequências de assaltos, com muitas missões envolvendo a jogabilidade de tiro e direção. Um sistema de "procurado" define a resposta e agressividade das forças da lei contra os crimes cometidos pelo jogador. O modo multijogadorGrand Theft Auto Online, permite que até trinta jogadores explorem o mundo e entrem em partidas competitivas ou cooperativas.
  O desenvolvimento do jogo começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV em 2008 e foi compartilhado por várias das subsidiárias da Rockstar ao redor do mundo. A equipe se influenciou por muitos de seus projetos anteriores como Red Dead Redemption Max Payne 3, com o jogo tendo sido projetado ao redor de três protagonistas a fim de inovar a estrutura principal da série e impedir que ela estagnasse. Boa parte dos trabalhos de desenvolvimento centraram-se na criação do mundo aberto, com vários membros da equipe realizando pesquisas de campo pelo Sul da Califórnia. A trilha sonora contém músicas licenciadas e músicas originais compostas por um grupo de produtores que colaboraram no decorrer de vários anos.
  Os jogadores podem usar ataques corpo-a-corpo, armas de fogo e explosivos acessados através de uma roda de armamentos a fim de combaterem inimigos, tendo a capacidade de navegar pelo mundo por meio de automóveis, aeronaves, barcos e a pé. O jogo reintroduz tipos de veículos ausentes de Grand Theft Auto IV para poder acomodar o tamanho de seu mapa, como por exemplo aviões. Sistemas de mira automática e cobertura podem ser usados a fim de ajudarem no combate contra oponentes. O medidor de saúde irá se regenerar até a metade caso os jogadores sofram dano, com a vitalidade podendo ser restaurada completamente por meio de caixas de primeiros socorros ou pela ingestão de comida ou bebida. Os jogadores renascem em hospitais quando sua saúde é completamente drenada. Agências de combate ao crime podem responder à infrações cometidas pelo jogador através de um medidor de "procurado". Estrelas mostradas no medidor indicam o nível de procurado (por exemplo, helicópteros policiais e equipes da SWAT são enviadas contra os jogadores no nível máximo de cinco estrelas). Jogadores que forem presos ou mortos durante missões podem recomeçar a partir do último ponto de salvamento. Oficiais da lei irão procurar pelos jogadores caso estes deixem a área de patrulhamento. O medidor entra em esfriamento e eventualmente regride ao zero quando os jogadores se escondem do campo de visão dos policiais. Existem outros meios de escapar do nível de procurado, como por exemplo alterar a cor de um veículo dentro de alguma oficina.
  O modo um jogador permite o controle de três personagens: Michael De Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton – criminosos cujas histórias se interconectam à medida que as missões são completadas. Algumas missões são completadas apenas com um dos personagens, enquanto outras com dois ou com os três. Os jogadores podem trocar entre os protagonistas por meio de uma bússola direcional. O jogo automaticamente alterna de personagem durante missões a fim de completar certos objetivos. O avatar de um dos personagens irá piscar em vermelho na bússola se ele estiver em perigo ou necessitando de ajuda, ou em branco caso ele possuir uma vantagem estratégica. Apesar dos jogadores completarem missões com qualquer um dos três protagonistas, as mais difíceis missões de assalto necessitam de cúmplices controlados pela inteligência artificial que possuem habilidades únicas, como por exemplo direção ou hacking. Os cúmplices ficam com uma parcela da recompensa em dinheiro caso sobrevivam ao assalto e podem ficar disponíveis para missões futuras com melhoramentos em suas habilidades. São encorajadas diferenciações nas estratégias de assaltos; em uma missão de roubo, os jogadores podem subjugar civis com um agente incapacitador ou entrarem no local com armas na mão.
  Cada protagonista tem um conjunto de oito habilidades representadas por sua proeza em certas áreas como tiro ou direção. Cada personagem tem uma especialidade por padrão, apesar das habilidades melhorarem com o tempo de jogo. A oitava habilidade "especial" determina a efetividade ao realizar uma aptidão que é única para cada personagem. Michael entra em combate bullet-time, Franklin diminui a velocidade do tempo enquanto dirige e Trevor inflige duas vezes mais dano em inimigos ao mesmo tempo que sofre metade do dano em combates. Um medidor diminui enquanto a habilidade é usada e regenera-se quando os jogadores realizam ações hábeis (por exemplo, derrapar com carros enquanto Franklin ou atirar na cabeça de oponentes enquanto Michael).
  Os jogadores podem entrar em atividades específicas como mergulhos ou jogos de golfe enquanto vagam livremente pelo mundo. Cada personagem possui um celular para entrar em contato com amigos, iniciar atividades ou acessar a internet de dentro do jogo. A internet também permite que os jogadores comprem e vendam ações por meio de um mercado de ações. Os jogadores podem comprar propriedades de negócios, melhorar armas e veículos no arsenal de cada personagem e customizar suas aparências ao comprar roupas, cortes de cabelo, tatuagens e joias.





Então galera, espero que tenham gostado, deixem seu comentário aí em baixo dando ideias para novas publicações :D 

ATÉ A PRÓXIMA! ;)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu