Desabafo


“Eu tenho medo de viver e eu tenho medo de morrer. Que maneira de existir!” 

(Katie Joy Crawford - fotógrafa)

Hoje vim aqui para desabafar.
Ninguém entende a depressão 
As pessoas acreditam que depressão e tristeza profunda são a mesma coisa
Não! Definitivamente não é isso
Pode ser sim que comece com, ou que uma pessoa deprimida, as vezes (e dependendo do grau da depressão) sinta tristeza. 
Mas é mais que isso, entende?

Vou falar de mim

Apatia, dormência interior são as palavras corretas. Não sinto nada, não há prazer, não há alegria, não há felicidade, não há tristeza

No meu caso me sinto culpada a todo momento, principalmente por não sentir. 
O nada dói muito. Me sinto sozinha a todo momento, mesmo estando no meio de uma multidão.  Talvez pelo medo de ser julgada, ou de "conselhos" vindos com boa intenção  ( sei que são com Boa intenção, mas alguns machucam). 

Depressão não é falta de fé; Depressão não é falta de amor; Depressão  não é falta de vontade; Não é frescura ou preguiça. 
Depressão é doença! Tem diagnóstico, remédios e tratamento

Quem me vê de longe, ou de perto, indo trabalhar ou estudar, acredita que eu esteja bem, Alegre, feliz e satisfeita. 
Mas ninguém imagina o sofrimento que é levantar da cama, acordar, seguir, sair. Ninguém imagina a dor que é enfrentar um dia inteiro. Ninguém imagina a dor e o sofrimento que é olhar e ver as pessoas seguindo e você não saber ou não ter a menor ideia de como se faz isso. 

Como se vive? Como se segue?

Quando falo que não sei explicar a origem desse meu estado, dessa minha doença as pessoas se frustram, eu sinto isso. E entendo, entendo mesmo. Porque há uma necessidade inerente do ser humano de encontrar respostas. 

Entendam:
Eu não fico "para baixo" porque quero, na verdade eu luto diariamente para não sentir e não viver como vivo. E gente, sério,  isso cansa, cansa muito, cansa demais.  Não só a mente, a alma, mas externaliza para o corpo
Eu luto diariamente para fazer as coisas que amo fazer. Olha que louco isso, você amar algo e não sentir nada. Você querer muito fazer mas o corpo não te permite nem dar o primeiro passo. Seu corpo está dormente, em estado de inércia total.
E a dor interna é tão grande, tão intensa que ficar deitada em posição fetal é o estado mais reconfortante. 

Culpa!
Culpa Por fazer os outros se preocuparem, porque sei que eles se preocupam. Culpa Por não conseguir sair deste estado. Culpa por não ver sentido algum na vida, mesmo tendo tudo.

Raiva! 
Raiva de mim. Raiva desse estado que não passa. Raiva por querer logo, para ontem. Raiva por sentir culpa. Raiva por lutar mesmo cansada. Raiva por me sentir na obrigação de sair da cama e viver (ou sobreviver).

Medo! Dos pensamentos, da vontade de dormir e não acordar, de surtar e fazer um besteira e com isso deixar todos traumatizados, tristes e decepcionados
Me dizem: "Não pense misso", "controle sua mente", "busque fé" , "deixa de frescura", "pense positivo", "busque Deus"
Deixa eu contar um segredo: a melhora não vem de uma hora para outra, do dia para a noite. Não é só estalar os dedos que ela de repente acontece.
E me Desculpem, mas vocês realmente acham que eu não tento tudo isso? 

Voltamos a questão inicial: vocês acham que estou (e estamos) nessa situação porque quero (queremos)?
A unica coisa que mais quero na vida é acabar com tudo isso, é voltar a ser quem eu era, a viver, a seguir. 
Então repito: ninguém sabe o que é ter depressão, só quem passa sabe. 

A vida segue
E devo seguir viva
Siga; Viva

De: Jessica Siqueira Luiz  (desabafo escrito em: 27/06/2019)

Comentários

Unknown disse…
É exatamente isto! É um cansaço da alma, uma solidão e na verdade nem sei o que é melhor se estar acompanhada ou sozinha. A dor da alma se espalha para o corpo físico, então, dói até a pele ou o couro cabeludo. É cansativo! E muito triste saber que muitas vezes somos julgados.
Eu me encontro assim... já faz tempo! A ausência de mim mesma já não me dá a certeza de querer ficar! Mas sei que passa e tudo voltará a aquecer meu interior.
Jessica Siqueira disse…
Já é triste e cansativo viver como vivemos e sentir tudo e da forma como sentimos. E quando somos julgados parece que piora. Mas o que me dá uma ponta de esperança é saber que isso um dia vai passar, porque tudo na vida passa. E saber que não estamos sozinhos nessa também me dá um pouco de segurança. Infelizmente muitos passam por isso, mas devemos nos apoiar, porque nós nos entendemos.
Pode contar comigo. Um segura a mão do outro e juntos enfrentamos essa guerra.

Forças

Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu