Precisamos conversar sobre a Depressão





Fonte: fotos pessoais




A postagem hoje será  pesada, mas as vezes é preciso ser duro para as pessoas entenderem

Assunto: Depressão 

Abri o jogo ha um tempo aqui e no meu insta, porque senti a necessidade de expor minha situação.
Principalmente aos meus leitores que estavam acostumados a verem mais postagens do universo nerd, do que postagens com textos meus, e de repente de uma hora para outra se depararam com um blog cheio de textos intensos e por muitas vezes pesados. 

Minha paixão é a escrita, sempre foi, tanto que aprendi (segundo minha mãe) a ler sozinha, antes mesmo de ser matriculada na escolinha. 

A verdade é que resolvi por para fora meus sentimentos guardados
Fui ao longo dos anos guardando tantos sentimentos, tantas coisas não ditas, e tantos choros engolidos que entrei num estágio de apatia total.

No momento em que parei de fazer coisas que amo (como escrever no blog e fazer vídeos para o youtube) e sentir prazer nas pequenas coisas que me davam prazer, como Cozinhar, ligou o alerta de que algo estava errado.
 Porém levei dois anos (isso mesmo, dois anos!) para assumir que precisava de ajuda. 

Comecei a me isolar aos poucos. Dar desculpas para não encontrar pessoas que amo, reencontrar amigos e fazer coisas que gostaria de fazer. 
Mas ao mesmo tempo fui colocando uma máscara forte de mulher Maravilha, saia para trabalhar, estudar usando de artifícios para isso:

maquiagem
batom
roupas alinhadas
fotos posadas no insta

Tudo para esconder a dor que eu nao entendia de onde vinha
Resolvi pedir ajuda e assumir que precisava quando percebi que cheguei no meu limite e imaginei que poderia surtar ou fazer uma besteira (sim é isso que você está imaginando, pensamentos suicidas)

Ai bateu o medo

"caramba, como cheguei nesse buraco, e porque não consigo sair?"

Hoje estou em tratamento, tem somente 3 meses de medicamentos, 2 meses de acompanhamento psiquiátrico e apenas 2 sessões de psicoterapia 
O psiquiatra disse que o tratamento pode durar de seis meses a dois anos dependendo da minha situação 
.
Enfim, o que quero dizer com tudo isso, e porque postei essas fotos?!

Quero falar primeiro para você, caro colega que muitas vezes vê alguém sorridente e acha que ela está feliz, e acredita que por isso pode trata-la como bem entender: você não sabe o que o outro está passando
você não sabe a dor do outro. Então tenha mais respeito, mais cuidado, mais amor. Assim como você tem suas lutas e batalhas o outro ao seu lado também têm. E amigo, sua dor, seus problemas, suas lutas e as de pessoas  que conhece (ou ouviu falar) não são piores ou maiores. 

Isso não é uma competição 
Pessoas sentem diferentes 
Pessoas entendem diferentes 
Pessoas internalizam as situações de maneiras diferentes 

Segundo, gostaria de falar aqueles colegas, familiares e conhecidos que acham que depressão é frescura, não é doença ou pior acham que pessoas que tiram a própria vida são fracas ou egoístas: Depressão é uma doença, ela tem diagnóstico, fatores químicos, psíquicos, biológicos e genéticos que podem causar. Há tratamentos,  remédio. E sim, pode levar a morte
Uma pessoa que chega a tirar a vida não quer morrer, ela simplesmente quer acabar com a dor imensa que ela está sentindo. 
O sofrimento é grande e vocês não tem ideia, e não fazem a noção da luta que enfrentamos.
E não fale que é falta de Deus, de fé, ou de controle da mente
Não diga o que devemos ou não fazer, porque "com fulano deu certo".

 Não somos idiotas. 

Acredite,  NÓS estamos tentando 

E por último me direciono a você que sofre, ou ama alguém que sofre: busque ajuda. Reconheça e busque ajuda. Não tenha medo, você não está sozinho, você não está ficando louco, e você importa.
 Sua vida importa sim
As vezes nos sentimos estranhos, solitários, caminhando num deserto
Mas o tratamento é o melhor caminho para encontrar um Oásis 
Estamos juntos nessa

Eu não estou curada, eu NA verdade ainda estou em meio a Uma crise forte. Mas estou tentando, um dia de cada vez, um dia após o outro
Porque a única certeza que tenho é de que a vida segue

sempre segue
E devemos seguir

E repito sempre:
Siga viva!

Siga; Viva




Fonte: fotos pessoais 

De: Jessica Siqueira Luiz 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu