Precisamos conversar sobre a Depressão
A postagem hoje será pesada, mas as vezes é preciso ser duro para as pessoas entenderem
Assunto: Depressão
Abri o jogo ha um tempo aqui e no meu insta, porque senti a necessidade de expor minha situação.
Principalmente aos meus leitores que estavam acostumados a verem mais postagens do universo nerd, do que postagens com textos meus, e de repente de uma hora para outra se depararam com um blog cheio de textos intensos e por muitas vezes pesados.
Minha paixão é a escrita, sempre foi, tanto que aprendi (segundo minha mãe) a ler sozinha, antes mesmo de ser matriculada na escolinha.
A verdade é que resolvi por para fora meus sentimentos guardados
Fui ao longo dos anos guardando tantos sentimentos, tantas coisas não ditas, e tantos choros engolidos que entrei num estágio de apatia total.
No momento em que parei de fazer coisas que amo (como escrever no blog e fazer vídeos para o youtube) e sentir prazer nas pequenas coisas que me davam prazer, como Cozinhar, ligou o alerta de que algo estava errado.
Porém levei dois anos (isso mesmo, dois anos!) para assumir que precisava de ajuda.
Comecei a me isolar aos poucos. Dar desculpas para não encontrar pessoas que amo, reencontrar amigos e fazer coisas que gostaria de fazer.
Mas ao mesmo tempo fui colocando uma máscara forte de mulher Maravilha, saia para trabalhar, estudar usando de artifícios para isso:
maquiagem
batom
roupas alinhadas
fotos posadas no insta
Tudo para esconder a dor que eu nao entendia de onde vinha
Resolvi pedir ajuda e assumir que precisava quando percebi que cheguei no meu limite e imaginei que poderia surtar ou fazer uma besteira (sim é isso que você está imaginando, pensamentos suicidas)
Ai bateu o medo
"caramba, como cheguei nesse buraco, e porque não consigo sair?"
Hoje estou em tratamento, tem somente 3 meses de medicamentos, 2 meses de acompanhamento psiquiátrico e apenas 2 sessões de psicoterapia
O psiquiatra disse que o tratamento pode durar de seis meses a dois anos dependendo da minha situação
.
Enfim, o que quero dizer com tudo isso, e porque postei essas fotos?!
Quero falar primeiro para você, caro colega que muitas vezes vê alguém sorridente e acha que ela está feliz, e acredita que por isso pode trata-la como bem entender: você não sabe o que o outro está passando
você não sabe a dor do outro. Então tenha mais respeito, mais cuidado, mais amor. Assim como você tem suas lutas e batalhas o outro ao seu lado também têm. E amigo, sua dor, seus problemas, suas lutas e as de pessoas que conhece (ou ouviu falar) não são piores ou maiores.
Isso não é uma competição
Pessoas sentem diferentes
Pessoas entendem diferentes
Pessoas internalizam as situações de maneiras diferentes
Segundo, gostaria de falar aqueles colegas, familiares e conhecidos que acham que depressão é frescura, não é doença ou pior acham que pessoas que tiram a própria vida são fracas ou egoístas: Depressão é uma doença, ela tem diagnóstico, fatores químicos, psíquicos, biológicos e genéticos que podem causar. Há tratamentos, remédio. E sim, pode levar a morte
Uma pessoa que chega a tirar a vida não quer morrer, ela simplesmente quer acabar com a dor imensa que ela está sentindo.
O sofrimento é grande e vocês não tem ideia, e não fazem a noção da luta que enfrentamos.
E não fale que é falta de Deus, de fé, ou de controle da mente
Não diga o que devemos ou não fazer, porque "com fulano deu certo".
Não somos idiotas.
Acredite, NÓS estamos tentando
E por último me direciono a você que sofre, ou ama alguém que sofre: busque ajuda. Reconheça e busque ajuda. Não tenha medo, você não está sozinho, você não está ficando louco, e você importa.
Sua vida importa sim
As vezes nos sentimos estranhos, solitários, caminhando num deserto
Mas o tratamento é o melhor caminho para encontrar um Oásis
Estamos juntos nessa
Eu não estou curada, eu NA verdade ainda estou em meio a Uma crise forte. Mas estou tentando, um dia de cada vez, um dia após o outro
Porque a única certeza que tenho é de que a vida segue
sempre segue
E devemos seguir
E repito sempre:
Siga viva!
Siga; Viva
Fonte: fotos pessoais
De: Jessica Siqueira Luiz
Comentários