Vamos al Cine?! Quando você se abre a produções estrangeiras

Vamos al Cine?! 

Quando você se abre a produções estrangeiras




Não sei se já contei para vocês que eu fiz intercâmbio na Espanha. Morei durante 6 meses na cidade de Málaga que fica ao Sul desse pais magnifico. Irei fazer outros posts com mais detalhes sobre essa cidade encantadora e sobre o período em que fiquei por lá.
Hoje eu vou falar para vocês sobre minha relação com filmes estrangeiros (“não-hollywoodianos”) que começou após essa experiência do intercambio.



Antes do intercambio confesso que tinha um pouco de preconceito com filmes de outras nacionalidades. Havia assistido pouquíssimos e realmente não conhecia absolutamente nada sobre essas produções (é aí que a gente percebe como somos preconceituosos, mesmo sem notar). Sabia nomes de alguns diretores e atores, mas sobre produções conhecia pouquíssimo.

Durante o intercambio fiz amizade com Larissa, uma brasileira sensacional e que fazia cinema, e estava em Málaga pelo mesmo motivo que eu, estudar um semestre na Universidade de Málaga e ter uma experiência internacional. Durante nossa estadia na cidade aconteceu o prêmio Goya, o Oscar espanhol. Larissa me convidou para irmos ao cinema assistir a 2 filmes que estavam concorrendo ao prêmio. 
Aceitei não por me interessar pelo cinema espanhol, como disse antes não tinha contato com as produções espanholas, mas para testar meu idioma. Queria ter certeza que aquela estadia havia sido realmente valida, nada melhor do que assistir a um filme em espanhol, sem legendas, sem dublagens somente meus ouvidos e a língua, um teste e tanto para ter certeza do quanto eu tinha aprendido do idioma.

Assistimos a dois filmes: Relatos Salvages, um filme argentino com o renomado ator Ricardo Darín. E La Isla Minima, um filme de suspense de produção espanholado diretor Alberto Rodríguez.  Sai do cinema com duas sensações: 1°- estava satisfeita com o tempo que fiquei na Espanha, e muito orgulhosa de mim mesma, assisti aos filmes e entendi absolutamente tudo. Todo esforço para fazer o intercambio tinha sido valido, estava fluente na língua. 2°- me sentindo estranha por nunca ter dado tanto valor aos filmes estrangeiros. Me perguntava porque diabos assistia tão pouco de produções de outros países e até mesmo produções menores (mesmo não sendo o caso destes dois filmes)?

Fui para casa (meu apartamento que dividia com 2 chinesas e que chamo de casa até hoje rsrsrs) querendo ver mais, beber mais desta fonte de produções, que muitas vezes são tão pouco divulgadas. Foi quando percebi que o bichinho do cinema realmente vive dentro de mim. Comecei a pesquisar e assistir enlouquecidamente filmes espanhóis, argentinos, franceses, italianos, produções pequenas norte-americanas...

É incrível a sensação que dá quando você se abre ao novo. Dá uma sensação de liberdade sabe?!  Vocês precisam experimentar!

Vou deixar aqui para vocês um pouco sobre as duas produções que abriram minha mente para essa coisa gostosa que é o cinema da língua espanhola.

La Isla Minima



O filme conquistou 10 prêmios: melhor filme, diretor, ator (Javier Gutiérrez, de O Quarto do Bebê), atriz revelação (Nerea Barros), roteiro original, música, fotografia, montagem, direção de arte e figurino. Teve ainda mais sete indicações: melhor ator (Raúl Arévalo, de Conflito das Águas), ator coadjuvante (Antonio de La Torre, de Balada do Amor e do Ódio), atriz coadjuvante (Mercedes León), direção de produção, maquiagem, som e efeitos especiais.

Sinopse: filme conta a história de dois detetives de Madri, Pedro Suárez (Arévalo) e Juan Robles (Gutiérrez), que, em 1980, durante um sufocante verão, são enviados ao sul da Espanha, na região da Andaluzia, para investigar o brutal assassinato de duas adolescentes. Robles é um policial veterano que ainda usa métodos da então recém-terminada ditadura franquista e Suárez é um jovem policial que apoia as mudança que vieram com a chegada da Democracia. Ambos devem superar suas diferenças para capturar o serial killer que matou as garotas.

Trailer:



Relatos Selvagens


Filme de 2014, dirigido por Damian Szifron, em seu elenco tem atores como: Ricardo Darín, Oscar Martinez, Leonardo Sbaraglia. O filme foi selecionado para o Palma de Ouro o prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes. Também foi indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro da edição de 2015, e ganhou o Goya de melhor filme ibero-americano.

Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.



Trailer:





Espero que tenham gostado desse meu pequeno relato. E vocês?! Conhecem filmes estrangeiros ou de produções menores? Tem algum para me indicar? Deixe aqui nos comentários. Vamos interagir!











Comentários

Agatha Alves disse…
É tão bom quando nos abrimos para coisas novas e começamos a mudar a nossa visão, só enriquece ainda mais a nossa experiência.
E que outra ótima experiência foi o seu intercâmbio, morro de vontade de fazer o meu para a Itália
Beeeijo.
Jessica Siqueira disse…
Amo a Itália! Tenho loucura de conhecer. Se pudesse dar um conselho a todas as pessoas seria "Faça um intercambio!" é um experiência maravilhosa que enriquece a alma, e te faz mais maduro e um cidadão melhor. Se tiver a oportunidade faça, você não vai se arrepender.

Postagens mais visitadas deste blog

Jeji Imitando Fotos Tumblr #tentandoimitar

Senti o impacto - Resenha livro "A Missão"

Um Caderno, uma caneta e Eu